Caravana Das Alembranças

Circulação da figura Maria Das Alembranças com sua contação de histórias, que acontecerá entre 2021 e 2022. A caravana começa nas periferias do Distrito Federal e segue pela Bahia, Pernambuco e Maranhão, em busca das raízes mais profundas do samba de roda, das ciências das parteiras, jurema sagrada, brincadeiras do cavalo-marinho, coco de roda, reisado, bumba-meu-boi, tambor de crioula e baião de princesas.

A proposta é um intercâmbio cultural significativo, que se nutre da convivência comunitária e afetiva enquanto uma forma de pesquisa-ação e produção partilhada de conhecimento. Tem como base a metodologia da Caminhada Griô, através da escuta e aprendizagem de histórias junto às mestras. 

Ao fortalecer o lugar social e político dessas mulheres, a caravana busca promover o diálogo com as novas gerações, sensibilizando novos públicos e fomentando a atualização e continuidade das tradições. Um movimento que valoriza a identidade e a memória das mulheres, buscando visibilizar suas narrativas na construção das políticas públicas.