Solares – Encontro de Mulheres Brincantes

Solares Brincantes é uma mostra artística que abre a cena contemporânea da cidade para as inventivas brincadeiras tradicionais das culturas populares, em louvação ao feminino e sua diversidade. É um projeto colaborativo de protagonismo e apreciação de processos criativos autorais entre mulheres que brincam e o público. 

Quem brinca sabe da potência do que pode vir a ser liberdade. Brincar é ciência velha, faz alquimia com o Tempo e cura as histórias nos mais longínquos imaginários. Em nossos terreiros e quintais,  brincar é mistério zelado por quem veio antes, resistindo à opressão colonizadora e se atualizando a cada roda reinventada. Aqui, mulheres se encontraram numa encruzilhada brasileira.

A primeira edição do Solares aconteceu em 2019, no histórico Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. Lá, o palco foi aberto para os solos de Maria Das Alembranças (Luciana Meireles), Maria Pé de Vento (Camila Oliveira), Sereia Luzia (Júnia Cascaes) e Cabocla Amaralina (Letícia Coralina). Em cena, transbordamentos dos aprendizados com a capoeira, samba de coco, samba de roda, bandas de pife, palhaçaria, mamulengo, teatro de terreiro, samba pisado, Pedagogia Griô, maracatu rural e cavalo marinho.