Encontro de Mestras e Griôs do DF

Uma grande roda para dialogar sobre feminismos e ancestralidades, reunindo diferentes mulheres guardiãs de saberes, fazeres e ofícios tradicionais. Aqui, mestras, griôs, suas aprendizes e público constroem um espaço-tempo intergeracional para compartilhar histórias de vida, música, dança, culinária, poesia e outras artes e afetos. Uma ciranda contemporânea para relembrar as matrizes de onde viemos e legitimar os espaços ocupados por essas mulheres.

O encontro nasceu em 2019, seguindo a trajetória de constante aprendizado e vínculo da Casa Moringa com mestras de tradição. A primeira edição foi realizada no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, durante a Ocupação Cultural do Mercado Sul de Taguatinga (DF), em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos. Lá, convidamos o público para uma tarde de convivência comunitária junto às mestras, no cenário vivo de uma cozinha caipira construída pela mestra Tetê.

Participaram do primeiro encontro a artista popular Martinha do Coco; a yalorixá Mãe Baiana; a parteira Adiles Sebastiana; a brincante e compositora de toadas Tamatatiua Freire e sua mãe Dona Maria, matriarca do Bumba-Meu-Boi do Seu Teodoro; a mãe de santo Mãe Cícera de Oxum; a costureira e bordadeira Dona Santina; a artesã e educadora popular Tetê Alcândida; a costureira Dona Nen; e Mãe Railda, uma das mais antigas yalorixás do Distrito Federal.

Em breve, chega a segunda edição do Encontro de Mestras e Griôs do Distrito Federal. Aguardamos “tudo passar”, para logo ser possível nos presenciarmos. Até lá, saiba mais sobre o primeiro encontro e as mestras convidadas.

Desdobramentos – Projeto Bumba Maria Meu Boi

Projeto do Instituto Rosa dos Ventos em parceria com Bumba Meu Boi do Seu Teodoro e a Associação de Mulheres de Sobradinho II, protagonizado por Tamatatiua Freire. A idealização do projeto aconteceu dentro do I Encontro de Mestras e Griôs do DF e oferece aulas de canto, dança e música das tradições maranhenses para mulheres de todas as idades.